sábado, maio 18, 2024
HomeEducaçãoProjeto Navegamundo apresenta experiência que leva ludicidade à sala de aula

Projeto Navegamundo apresenta experiência que leva ludicidade à sala de aula

Áudios-histórias, disponíveis gratuitamente, são norteados por cultura, sustentabilidade e solidariedade por meio do universo aventureiro de Bianca e o Enigma da Carta

Com iniciativa e direção criativa da psicóloga e mestre em Educação com ênfases em tecnologias, a caxiense Marta Elisa Eberle, o projeto Navegamundo Podcasts de Contos Culturais combina imaginação, magia e conhecimento que permitem uma imersão através do universo lúdico descrito nos episódios da série Bianca e o Enigma da Carta.

A série aborda três eixos: cultura, sustentabilidade e solidariedade, em um contexto que envolve aventuras protagonizadas pela dupla Bianca e Patcha por roteiros divertidos e repletos de ensinamentos, em contato com aspectos cultuais de diversos países.

A iniciativa permite que pais, professores e educadores insiram o tema que estimula o desenvolvimento de uma consciência mais ecológica com foco na relevância e na preservação das abelhas tão importantes para a produção de alimentos e polinização das lavouras e pomares.

Esta série tem como público-alvo crianças de 7 a 10 anos. Os episódios são narrados em quatro idiomas: português, inglês, italiano e espanhol – possibilitando ampliar o repertório linguístico e cultural dos pequenos ouvintes e estão disponíveis, gratuitamente­, no site http://www.navegamundo.com/  e no canal do Navegamundo no YouTube e no Spotify*.

“Os contos frequentemente abordam temas universais, como amizade, coragem, respeito e tolerância. Os professores podem aproveitar esses temas para promover discussões em sala de aula, incentivar a reflexão sobre valores e relacionar os fatos do conto infantil à realidade dos alunos: o que é igual e o que é diferente”, pontua Marta.

O terceiro e o quarto episódios, Bianca e o Enigma da Carta – A magia dos desenhos vivos e Bianca e o Enigma da Carta – O desafio da trilha inca, respectivamente, foram lançados neste semana.

O projeto, como um todo, é composto por três tipos de podcasts: podcasts de contos infantis culturais escritos e narrados em formato áudio-história; podcasts informativos para os pais com exemplos práticos de como explorar os contos nos ambientes familiares informais; e podcasts para os educadores, sugerindo como e onde os conteúdos do Navegamundo podem ser utilizados em situações formais de ensino, seguindo a Base Nacional Comum Curricular – a BNCC. Os professores podem unir as nossas dicas simples e práticas sua estratégia pedagógica.

No terceiro episódio, Patcha e Bianca embarcam na canoa mágica para descobrir os segredos e costumes da antiga Civilização Maia, no México. As duas realizam uma viagem ao passado em busca do conhecimento ancestral desse povo tão antigo. Tudo para ajudar as abelhas. Neste, os professores encontrarão práticas de estímulo à Linguagem oral, Artes Visuais e Geografia.

Já no quarto episódio, Bianca percorre sozinha a famosa trilha inca até as ruínas da cidade sagrada de Machu Picchu, no Peru. No caminho, aprende a reconhecer os sinais da natureza, enfrenta o medo e descobre sua força interior para enfrentar os desafios do futuro. Nesta história, os docentes encontrarão práticas de Linguagem, Geografia, Artes Visuais e História.

Navegamundo é uma ferramenta digital e virtual de eduentretenimento que explora a diversidade cultural, como também a educação ambiental e a responsabilidade social. “Estou comprometida em propiciar para as crianças um processo de Alfabetização Cultural divertida, tecnológica, segura e inclusiva”, afirma Marta Elisa.

O conceito, argumento e realização do projeto Navegamundo Podcasts de Contos Culturais (Fase 2) é de Marta Elisa Castro Eberle; financiamento da LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil; apoio cultural Serviços de Guincho Vanin; apoio do Instituto Elisabetha Randon; e captação de recursos por Capta Ação Gestão de Projetos. Juntos contribuem para democratizar o acesso ao conhecimento.

Para compreender melhor “onde tudo começou”, escute os dois primeiros episódios dessa Série e prepare suas crianças para conhecer as novas aventuras da Bianca que vamos lançar em breve, acesse aqui:

Episódio 1: https://youtu.be/K6uzdzn2szY

Episódio 2 https://youtu.be/3Fv0VvKDk0Y

FICHA TÉCNICA

Conceito, pesquisa, execução e coordenação de Marta Elisa Castro Eberle

Textos de Angélica Lopes 

Produção de áudio: músico Luciano Lubisco Leães.

Narração: Flávia Bellini (português); Maurizio Maestri (italiano); Cibele Lanzarin (espanhol); e Valquíria Ruaro dos Reis (inglês)

Saiba mais

O que: série de podcasts Bianca e o Enigma da Carta (fase 2, com dois episódios)

Produção: Navegamundo

Idiomas: português, inglês, italiano e espanhol

Público-alvo: crianças, pais, professores/educadores

Previsão de lançamento: segunda quinzena de julho de 2023

Onde estarão disponíveis: site navegamundo.com e canais do Navegamundo no YouTube e Spotify

Podcasts com dicas para os pais:  acesse o site Navegamundo na Área para Pais.

Podcasts com dicas de como usar os contos no apoio ao ensino: acesse o site Navegamundo na Área para Educadores

Canais da autora:

Facebook:  Marta Elisa Eberle – Alfabetização Cultural.

https://www.facebook.com/MartaElisaEberle.AlfabetizacaoCultural.

Instagram: @martaelisaeberle – Alfabetização Cultural.

Landing Pagehttps://www.navegamundo.com/landingpage/

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments