O Grande Espetáculo de Natal é repleto de atributos que fazem dele um evento singular. A cada ano, um novo tema, um novo roteiro e uma programação gratuita que possibilita que todos os cidadãos acompanhem performances teatrais, circenses e musicais exclusivas bem no coração de Caxias do Sul. Basta ir até a frente da Casa Magnabosco, na rua Sinimbu, e pronto: comunidade local e turistas são conduzidos a uma bela e emocionante história.
“O maior espetáculo cênico musical gratuito e comunitário de Natal da Serra Gaúcha é realizado em Caxias. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Buscamos democratizar o acesso à cultura, bem como fortalecer os atrativos turísticos do maior município da região”, comenta Cali Troian, diretora-executiva do Grande Espetáculo de Natal.
A grandeza da programação pode ser percebida a partir das dimensões simbólica, cidadã e econômica. O primeiro prisma coloca em voga a importância do estímulo contínuo à criação artística por profissionais locais. Trata-se não apenas de realizar um evento, mas também de ativar a cadeia produtiva e envolvê-la em um processo de longa duração e reverberação.
A expectativa de que 25 mil pessoas participem do evento neste ano traduz a dimensão cidadã do espetáculo, que ocorrerá em 30 de novembro e 1º de dezembro, às 20h. O Grande Espetáculo de Natal também resgata o protagonismo das celebrações natalinas no município e aumenta a autoestima da comunidade caxiense, que olha para a sua cidade com mais carinho.
Movimentação econômica é outro ponto alto
Cali Troian salienta que 12 frentes de fornecedores atuam junto ao Grande Espetáculo de Natal. De acordo com ela, são pelo menos 150 postos diretos de trabalho criados diante da realização do evento.
Há, ainda, um importante incremento na ocupação dos hotéis e no consumo em bares e restaurantes, por exemplo. De igual forma, a movimentação de turistas e moradores contribui para o fortalecimento de pequenos empreendedores, empresas do setor de transporte, entre outras.
Saiba mais sobre o Grande Espetáculo de Natal 2024
As artes cênicas, por meio do teatro e da dança, do circo e da música, além do canto coral, dão forma ao espetáculo. A edição de 2024 tem roteiro e direção artística de João Bachilli, responsável também pela criação dos figurinos, e direção musical de Ivan Montanha. O Grupo Tholl e o Coro Unimed são as atrações deste ano.
O Grande Espetáculo de Natal tem financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O oferecimento é de Lojas Magnabosco e Unimed Serra Gaúcha, com Patrocínio Diamante de Hyva, Mebrafe e Randoncorp; Patrocínio Ouro de Supermercados Andreazza, Orquídea Alimentos e Braslux; Patrocínio Prata de Fusopar, Marcopolo, Sicredi Pioneira e Interpump; e Patrocínio Bronze de CDL Caxias do Sul. O apoio institucional é do Instituto Elisabetha Randon, com planejamento e gestão cultural de Cali Gestão Cultural e apoio de Miradoor e Pisani.