sábado, junho 15, 2024
HomeEducaçãoEscola do Amanhã abre inscrições para novas turmas do curso de introdução...

Escola do Amanhã abre inscrições para novas turmas do curso de introdução à Robótica

Projeto do Simecs em parceria com Senai, Sicredi e Prefeitura de Caxias quer aproximar os jovens da indústria

Lançada em novembro do ano passado, a Escola do Amanhã, projeto que aproxima os jovens da realidade da indústria, se consolida em 2024 e abre três novas turmas. Há vagas para o curso de Introdução à Robótica nos períodos da manhã e tarde. A indicação dos estudantes será feita pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e os interessados devem entrar em contato com a Direção de sua escola e solicitar a participação ou ligar diretamente para a Smed. A iniciativa vai atender cerca de 75 alunos com idade entre 14 e 16 anos.

No dia 15 de abril iniciam duas turmas, com 25 estudantes cada, uma pela manhã e outra pela tarde. Já no dia 16, começará outra turma, no turno da tarde. As aulas serão ministradas no Senai Nilo Peçanha. 

A Escola do Amanhã é uma iniciativa do Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, possui apoio do SICREDI – Sistema de Crédito Cooperativo, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (unidade Nilo Peçanha e Mecatrônica), Brigada Militar e Prefeitura de Caxias do Sul (SMED – Secretaria da Educação e Projeto Escola Viva, Estudante Presente), além de patrocínio da Marcopolo, Inova Sistemas Eletrônicos e Legrand.

“A experiência com a primeira turma foi extremamente positiva. O curso é um contato inicial com a tecnologia, onde eles podem perceber que o ambiente industrial reserva inúmeras possibilidades. Pode ser uma carreira atraente e muito vantajosa. Além disso, a robótica é atrativa e interessante e acaba empolgando os jovens” – diz Ubiratã Rezler, presidente do Simecs. 

As aulas buscam de forma prática e lúdica aplicar e transferir conhecimento aos alunos. Além do conhecimento em robótica, os estudantes realizam visitas técnicas e conversas com profissionais da indústria. Também há aulas de educação financeira, ministradas pelo Sicredi. 

As aulas de Introdução à Robótica para a Indústria  

Utilizando a metodologia Lego Zoom, os estudantes terão a oportunidade de explorar conceitos fundamentais da indústria através de uma série de atividades práticas. Estas incluem medição, projeto, fabricação, programação, construção e implementação de soluções.

Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos componentes de um robô, familiarizando-se com suas dimensões através do uso de instrumentos de medição profissionais e desenhos mecânicos.

Em seguida, serão desafiados a criar uma solução para um problema específico. Durante a etapa de fabricação, utilizarão impressoras 3D para produzir as peças necessárias para a montagem do robô. Posteriormente, irão ensinar o robô a realizar atividades autônomas.

Cursos da Escola do Amanhã – Introdução à Robótica 

Inscrições: SMED Caxias do Sul – (54) 3901-2323, Ramal 4026

Informações com Simecs: (54) 9294-7140

FOTOS DA TURMA 2023 – ESCOLA DO AMANHÃ – CRÉDITO DIVULGAÇÃO 

VÍDEO SOBRE A ESCOLA DO AMANHÃ

SOBRE O SIMECS

Com 66 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne mais de 4.500 empresas na base, de 17 municípios da Serra Gaúcha, que juntas respondem por 69 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments