O empreendedorismo no Brasil tem demonstrado uma transformação nos últimos anos, especialmente com o empoderamento e a liderança de mulheres. No setor de entretenimento e recreação infantil, a empreendedora gaúcha Andrea Biasotto tem se destacado pelo propósito de oferecer parques que resgatam as brincadeiras, despertam a criatividade e tiram as crianças da frente das telas de celulares e computadores.
Cinco parques temáticos itinerantes e dois espaços recreativos indoor compõem o portfólio da BN Entretenimentos, empresa especializada em lazer e recreação infantojuvenil, liderada por Andrea. Com 90% do seu quadro de funcionários composto por mulheres, a sede do empreendimento fica em Bento Gonçalves (RS) e tem filiais em Duque de Caxias (RJ) e São Paulo (SP). Em plena expansão e prestes a completar 20 anos, a BN faturou R$6 milhões em 2023 e receberá um aporte de R$1,5 milhões ao longo do primeiro semestre deste ano, quando prevê atingir R$10 milhões em receita.
“Ser empreendedora no ramo do entretenimento infantil me permitiu não apenas construir um negócio de sucesso, mas também impactar positivamente a vida de crianças e mulheres que fazem parte da nossa equipe. Acredito que a liderança feminina traz uma sensibilidade especial para o nosso setor e tenho orgulho em liderar um time majoritariamente feminino”, destaca.
Trajetória – Andrea começou alugando brinquedos para festas e aos poucos foi ampliando a atuação na sua cidade natal com a promoção de shows e espetáculos, além de investir em uma casa especializada em festas.
Para chegar no patamar atual, uma principais estratégias adotadas foi expandir para outras regiões do País, levando os parques da BN Entretenimentos para shoppings de oito estados e estabelecendo parcerias com as maiores administradoras de malls do País, à exemplo da Allos, fusão entre Aliansce Sonae e BrMalls. Entretanto, em 2020, a empresa passou por um momento mais desafiador do COVID-19 que parou o setor. “Foi preciso persistência, resiliência e reinvenção para superar essa fase e voltar a crescer, o que aconteceu três anos depois”, relembra.
Futuro – Andrea prevê que o mercado siga bem aquecido nos próximos dois anos e mantenha o bom desempenho de 2023, quando o consumo de recreação chegou a R$ 96,7 bilhões, entre janeiro e outubro, 12,5% a mais do que nos mesmos meses de 2022, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE.
Esse ano a BN Entretenimentos já estreou um novo parque itinerante em seu portfólio e vai lançar brevemente mais dois projetos, além de realizar a modernização dos parques em operação e o aguardado retorno do Monster Race, maior circuito inflável da América Latina. Andrea estima também que em 2024 terá um aumento de 50% no fluxo e receberá mais de 150 mil crianças nos espaços itinerantes e indoor.
Sobre a BN Entretenimentos
Com cinco parques temáticos itinerantes no Brasil, dois espaços recreativos indoor e o maior circuito inflável da América Latina, a BN Entretenimentos caminha para completar 20 anos nos mercados de lazer e recreação infantil. Nascida e com sede em Bento Gonçalves (RS), a empresa, quarta maior do segmento, conta com filiais em Duque de Caxias (RJ) e São Paulo (SP) e segue em expansão. Seus projetos já passaram por oito estados e diferentes shoppings das principais administradoras de malls do País. Fazem parte do portfólio da BN Entretenimentos as atrações Cats Park Kids, Dog´s Park, Vila dos Dragões, Monster Kids e o Pipocas Park, além das operações Kid Play e Kid Piratas.