quarta-feira, junho 12, 2024
HomeEducaçãoApós retomada do Setor de Educação Ambiental, Codeca beneficia mais de 1,7...

Após retomada do Setor de Educação Ambiental, Codeca beneficia mais de 1,7 mil pessoas com palestras e roteiro Caminho dos Resíduos em 2022

Em junho de 2022, na Semana de Caxias, a Codeca retomou o Setor de Educação Ambiental, suspenso devido à pandemia

Em junho de 2022, na Semana de Caxias, a Codeca retomou o Setor de Educação Ambiental, suspenso devido à pandemia. As palestras e o roteiro Caminho dos Resíduos beneficiaram, de junho a dezembro, 1.710 pessoas entre alunos de escolas públicas e privadas, crianças e jovens atendidos por entidades assistenciais e funcionários de empresas.

Com a Educação Ambiental da Codeca, a comunidade tem a oportunidade de aprender, na prática, como é feito o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos (orgânicos e seletivos). Nas palestras, gratuitas, destinadas a estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, são enfatizados os cuidados com a preservação do meio ambiente, quanto ao descarte também de outros tipos de resíduos como os objetos de grande porte e a logística reversa.

No roteiro Caminho dos Resíduos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura da Companhia, os serviços prestados à população e o processo de destinação final dos resíduos em nosso município. O roteiro compreende palestra na sede da Codeca, seguida de visitação à Estação de Transbordo São Giácomo (aterro sanitário já desativado) e visita à uma associação de recicladores, que realiza a triagem dos resíduos seletivos e os prepara para a comercialização.

O principal objetivo do roteiro é conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos orgânicos e seletivos, além da geração de emprego e renda com as associações de recicladores.

O passeio é aberto às escolas (a partir do 4º ano do Fundamental), empresas e comunidade em geral, compreendendo grupos de até 35 pessoas. Os participantes são responsáveis pelo transporte, cabendo à Codeca a disponibilização de um guia para o acompanhamento.

Além das palestras e do roteiro, a Codeca promove também visita guiada à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores (aterro), atendendo aos acadêmicos e professores de universidades e faculdades, bem como, funcionários de empresas e de prefeituras de cidades vizinhas.

Neste caso, o transporte também fica por conta dos participantes, cabendo à Codeca disponibilizar um técnico para o acompanhamento ao aterro.

Para as escolas infantis, a Codeca agenda visitas do boneco Codequito, que de uma forma simples e lúdica explica sobre a diferença entre resíduo orgânico e seletivo.

O agendamento das atividades do Setor de Educação Ambiental da Codeca pode ser feito pelo e-mail educacaoambiental@codeca.com.br.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments