A 4ª edição do Transforma, promovido pelo Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região) no dia 13 de agosto (terça-feira), vem cheia de atrações. O público poderá ouvir sobre novas ideias, tendências, sobre o futuro da indústria, tecnologias que vão moldar os processos produtivos e desafios. Insights de especialistas e oportunidade de networking estarão também no encontro. O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, um dos palestrantes, vai falar sobre “O Futuro e suas escolhas: a relação entre saúde mental e trabalho”.
O Transforma será promovido das 13h30 às 17h, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul, o UCS Teatro. As edições são realizadas em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio), mas desta vez foi adiada em razão dos recentes eventos climáticos no Estado. Além de Pondé, o evento reunirá quatro nomes da indústria, que vão debater de forma conjunta temas relevantes para o mercado.
Os painelistas serão Roseane Campos, membro da mentoria agro da SAE Brasil; Edelweis Ritt, diretora de Negócios, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Ceitec S.A.; Paulo Moraes, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America; e Margarete Maria Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“É um evento preparado de forma muito criteriosa, para apresentar o que há de mais inovador no contexto da indústria, o que se pode esperar para o futuro próximo e inspirar empresas e profissionais do setor. A ideia é oportunizar que as pessoas possam refletir sobre seus negócios e sobre como desenvolvê-los, de forma equilibrada e saudável”, afirma o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler.
Trabalho e escolhas
O filósofo Luiz Fernando Pondé é pós-doutor pela Universidade de Tel-Aviv, em Israel, doutor pela Universidade de São Paulo, professor universitário e colunista da Folha de São Paulo. É autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais se destacam “Notas sobre a esperança e o desespero” e “A era do niilismo”. Também escreveu “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” e “Filosofia para Corajosos”.
“A ideia de que o futuro seja simplesmente fruto de nossas escolhas é uma fantasia. O futuro é muito fruto de uma estrutura histórica, social e política que nos é imposta e que tem a ver com os processos de uma sociedade. É claro que dentro deste cenário, a gente faz escolhas. Pode escolher sucesso em detrimento da vida familiar, dinheiro em detrimento de um afeto”, afirma o filósofo. “Um dos temas centrais desse processo quando se olha para o futuro é o vínculo entre o problema da saúde mental e o mundo do trabalho, que veio para ficar, porque a gente vive em uma era de ansiedade em que as pessoas têm que entregar cada vez mais resultados, ter mais sucesso, bater mais meta e ser absolutamente assertivo e capaz em todos os níveis da sociedade”, acrescenta.
Para Pondé, o grande desafio da relação de trabalho e saúde mental dos próximos anos será a capacidade ou não de as pessoas entenderem que se elas continuarem querendo ser melhores em tudo, não vão melhorar a saúde mental.
Serviço:
O quê: 4ª edição do Transforma;
Quando: Dia 13 de agosto (terça-feira), das 13h30 às 17h;
Onde: No UCS Teatro (Universidade de Caxias do Sul), no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul;
Inscrições: gratuitas para associados; público em geral: R$ 250 (após a inscrição gera o boleto). Inscrição pela agenda no site simecs.com.br ou pelo link.