A Randoncorp fechou o primeiro trimestre de 2023 com receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões, alta de 7,3% na comparação com mesmo período do ano passado. O indicador é resultado da estratégia de negócios da companhia, que avançou na diversificação de portfólio e mercados de atuação, e da internacionalização. O EBITDA Consolidado avançou 10,2% no comparativo com os primeiros três meses de 2022, alcançando R$ 442,2 milhões. A margem EBITDA também cresceu 0,4 ponto percentual, fechando em 16,6%.
Entre os principais fatores que potencializaram esses números está o aumento de receitas no mercado externo, que totalizaram US$ 111 milhões, crescimento de 11,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Houve incremento das vendas em mercados como os Estados Unidos – tanto pela produção local nas unidades da companhia naquele país, em especial de semirreboques com a empresa Hercules, como de produtos exportados a partir do Brasil – e acréscimo de novas receitas com a recente aquisição da Juratek, no Reino Unido, pela Frasle Mobility, no segmento de autopeças para controle de movimentos.
Também contribuíram para o resultado o crescimento de receitas de novos negócios, como em serviços de tecnologia oriundas da aquisição da empresa DB, o mercado aquecido na reposição de autopeças e o agronegócio em ritmo forte, impulsionando as vendas de semirreboques, como basculantes e graneleiros, além de dar suporte para o resultado das operações de autopeças para veículos comerciais.
“Com receitas crescentes em moedas fortes e no mercado de reposição, investimentos em produtividade e na captura de sinergias entre as nossas empresas, alcançamos um trimestre com bons resultados e com expansão de margens, mesmo em um cenário de incertezas político-econômicas. Fica cada vez mais evidente a resiliência e consistência do nosso modelo de negócio”, destaca o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.
Em abril, a companhia divulgou seu guidance para 2023, projetando uma receita líquida consolidada entre R$ 10,5 bilhões e R$ 12 bilhões, com estimativa de receita no mercado externo entre US$ 520 milhões e US$ 570 milhões. Em relação à margem EBITDA, a faixa projetada ficou entre 13% e 16% ao final dos doze meses do ano.
“Estamos confiantes em realizar o que foi planejado para o ano, principalmente pela consistência na execução da nossa estratégia, evidenciada nos números registrados neste primeiro trimestre”, salienta o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.
Nova marca corporativa reforça processo de internacionalização da empresa
O novo ciclo da companhia, que tem nos primeiros meses de 2023 resultados de crescimento acelerado, também é marcado pela adoção da nova marca corporativa. O rebranding traduz a presença global da companhia e propõe ao mercado a proximidade necessária para criar relacionamentos sólidos, múltiplos e que provoquem uma atitude visionária a partir do investimento em inovação.
“Seguimos entregando resultados consistentes, avançando em nosso plano de expansão e em nossa pauta ESG. A nova marca representa a evolução vivida pela companhia nos últimos anos, se transformando em um ecossistema completo de soluções sustentáveis para o transporte e representando uma empresa cada vez mais agregadora”, resume Carvalho.
Principais números
Os dados completos podem ser acessados no portal de Relações com Investidores da Randoncorp: ri.randoncorp.com