terça-feira, dezembro 24, 2024
HomeSegmentoNegóciosGrupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

São mais de 2 mil vagas no Brasil, sendo 135 no RS, para as unidades do Fort Atacadista em Canoas, Caxias do Sul, Viamão e Novo Hamburgo, onde o grupo vai instalar uma loja neste ano. As inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 05 de maio.

Porto Alegre, 29 de abril de 2024 – O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, anuncia uma campanha de contratação voltada exclusivamente para pessoas com mais de 50 anos, que ocorre entre 29 de abril e 05 de maio. São 2.000 vagas – de cargos operacionais a administrativos, que vão de atendente de caixa a gerente – distribuídas em todos os estados em que o Grupo atua: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, há vagas para as lojas Fort Atacadista de Canoas, Caxias do Sul e Viamão e também para a nova loja, que será inaugurada em Novo Hamburgo.

Os interessados podem se candidatar levando o currículo em uma das unidades do Fort Atacadista no Rio Grande do Sul. Em Novo Hamburgo, onde o Fort Atacadista ainda não foi inaugurado, a entrega dos currículos deverá ser feita na terça-feira, 30 de abril, das 9h às 15h, na sede da Agência Municipal de Emprego (AME), localizada na Rua Joaquim Pedro Soares, 349, no Centro.  O Fort Atacadista também vai participar do Feirão de Empregos do Sine Municipal, de Porto Alegre, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio, das 9h às 16h, na Av. Sepúlveda, com a Mauá, no Centro Histórico da capital gaúcha. Este é o segundo ano em que o Grupo Pereira promove a contratação exclusiva de pessoas 50+ na semana do Dia do Trabalho. A partir da edição deste ano, a campanha passa a figurar no calendário oficial da companhia. 

O Grupo Pereira se destaca por ser a primeira empresa do varejo brasileiro a conquistar o certificado internacional Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute. Atualmente, mais de 13% dos colaboradores da empresa têm 50 anos ou mais, enquanto a média nacional, segundo estudos da consultoria Maturi, esta faixa etária representa de 3% a 5% do quadro das empresas.

Uma pesquisa realizada no ano passado a partir de uma parceria entre Robert Half e Labora, especializadas em recrutamento e inovação, revelou que cerca de 70% das empresas contrataram pouco ou nenhum profissional com mais de 50 anos. O estudo, que envolveu mais de 258 empresas, também apontou que aproximadamente 80% delas ainda não estabeleceram métricas para avaliar o sucesso de suas iniciativas de inclusão da diversidade geracional.

No Grupo Pereira, a realidade é diferente. Somente em 2023, foram contratados cerca de 750 colaboradores acima dos 50 anos, reforçando o compromisso da empresa com a diversidade e a valorização de profissionais experientes. Só no Rio Grande do Sul foram contratados 97 funcionários com mais de 50 anos.  “Acreditamos que as organizações precisam acelerar o processo de disseminação de uma cultura cada vez mais inclusiva e é isso que procuramos fazer sempre. Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel. Para nós, as pessoas 50+ são profissionais que entregam, são produtivos, engajados, e capazes de contribuir para a inovação nos negócios”, conta Paulo Nogueira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

Campanha

O objetivo da campanha de contratação 50+ é, além de expandir o número de colaboradores, dar oportunidade para pessoas que querem continuar produzindo e que encontram entraves no mercado de trabalho por conta da sua idade. “O perfil das pessoas 50+ se transformou muito ao longo das últimas décadas: estão cada vez mais ativas, ‘antenadas’ com as inovações do mercado de trabalho, aptas a assumir qualquer tipo de função dentro das organizações. Além de dar oportunidade a esses profissionais, acreditamos que a contratação de pessoas 50+ traz experiência às práticas do dia a dia, segurança e diferencial estratégico, algo que só a maturidade e a vivência são capazes de trazer, permitindo também a troca de experiências com pessoas de outras idades e momentos diferentes de vida. É também uma forma de promover a diversidade geracional dentro da empresa, algo tão fundamental atualmente, que ajuda na tomada rápida de decisão, inteligência emocional, confiança diante dos desafios e liderança, skills que apenas a experiência traz”, finaliza Paulo Nogueira.

Algumas histórias:

Elci José Erthal, 77 anos, e Wilson José Gyboski, 75 anos: O Fort Atacadista Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é um dos destaques entre as unidades com maior número de colaboradores 50+ em relação ao total. Dos 226 funcionários, 36 têm mais de 50 anos. Um deles é o seu Elci José Erthal, de 77 anos. Depois de ter sido demitido como jardineiro de uma empresa da área de saúde, conseguiu uma oportunidade como auxiliar de prevenção no Fort. “Trabalhar é poder mostrar para si mesmo que a gente ainda pode ser útil, com uma nova experiência, um novo desafio. Isso faz bem para a saúde mental”, observa.

Também em Caxias do Sul, aos 75 anos, Wilson José Gyboski, voltou ao trabalho depois de 20 anos afastado e hoje é operador de caixa do Fort Atacadista. “Aposentado gasta em remédio e sustento próprio. Aqui, com esses valores que recebo, eu talvez consiga realizar meus sonhos e tentar seguir uma carreira, ainda com a idade avançada, mas com a força e a vontade de trabalhar”, projeta Gyboski.

Cláudia Textor, de 61 anosMoradora de Gravataí, trabalha como repositora da área de perfumaria e limpeza do Fort Atacadista Canoas, desde antes da inauguração, em maio de 2023. “O meu último emprego foi em 2018. Foram 4 anos desempregada, largando currículos e nada. Cheguei a fazer panos de prato para vender e minha família até fez vaquinha para ajudar a pagar as minhas contas”, recorda. “Agora, é um paraíso. Estou adorando meu trabalho. Minha esperança é que outras pessoas de mais idade também tenham as mesmas oportunidades”, declara.

Sobre o Grupo Pereira:

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com mais de 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 117 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 58 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), três filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 19 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 3 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments