Única entidade a representar oficialmente o SPC Brasil no Estado, a Federação Varejista do Rio Grande do Sul dedicou a fortalecer a união entre as Câmaras de Dirigentes Lojistas associadas e o maior banco de dados de crédito da América Latina. O 2º Encontro dos Campeões reuniu profissionais da área de vendas do Serviço de Proteção ao Crédito para um momento de capacitação e conhecimento de estratégias de comercialização e de novas funcionalidades incorporadas ao conjunto de serviços do SPC. A programação ocorreu dia 18 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Com mais de 60 anos de atuação no país, o SPC segue fundamental para a confiança na concretização de negócios. Em 2023, o SPC cresceu 19% no país. No Estado, seu desempenho foi ainda melhor, alcançando 37% de aumento. “Isso se deve ao trabalho de vocês, e nós podemos melhorar ainda mais. O SPC dá grandes resultados, e o tempo é de crescimento, e crescimento se faz com uma coisa que vocês sabem fazer como ninguém: vendas”, disse o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner, ao abrir o encontro.
Coordenador de vendas do SPC nos três Estados do Sul, Márcio Klein Bauer disse que a estratégia para seguir avançando é atuar com foco, simplicidade e velocidade. Esse trabalho está estruturado em cima de novos clientes, verticalização, queda de faturamento, cancelamentos e clientes estratégicos. “Nos provoquem para termos ainda mais soluções. Queremos ajudar as entidades a ter um maior crescimento de negócio, por isso vamos estar ainda mais próximos, estamos à disposição de vocês”, comentou.
Uma dessas formas é a própria plataforma do sistema SPC, um grande meio de se relacionar com clientes que, muitas vezes, não conseguem ser visitados. Por isso, novas funcionalidades são adicionadas constantemente no sistema para estimular essa relação. “Cada vez mais estamos colocando novas ferramentas no SPC para ajudar vocês na venda, para ajudar o cliente a conhecer mais as nossas soluções e o que o SPC pode gerar de benefícios”, salientou o gerente de produtos do SPC, Michel Felix.
Entre elas, serão lançados os serviços SPC Sinaliza, para alertar sobre alterações em consultas, e a remodelação do cashback (marcação de insumos). “O cashback eleva os resultados financeiros numa média entre 20% e 30% e ainda aumenta o relacionamento com o cliente, que vai receber mais informações”, pontuou Felix. “O SPC é informação que ajuda a vender com mais segurança”.
Num momento do país em que quatro de cada 10 brasileiros estão com dívida ativa, recuperar crédito também é fundamental. Nesse sentido, o SPC conta com o Registro Inteligente, um método eficaz de notificação por carta, SMS e e-mail – o melhor canal é escolhido através de inteligência de dados. “Nós temos 86% de efetividade nas notificações e recuperamos 77% das dívidas em 30 dias. Nossas soluções são um diferencial competitivo”, disse Felix.
O 2º Encontro dos Campeões teve também palestra com o treinador e mentor Josué Seibel. Ele abordou o tema “Na Vida Tudo é Venda”, misturando músicas escritas e cantadas por ele a partir dessa temática, com dicas para aumentar as chances na concretização de vendas. “É preciso ter em mente que não vendemos produtos e serviços, nós vendemos soluções”, alertou. Além disso, foram apresentados novos treinamento pela plataforma CDL Academy, criada pela Federação Varejista. Em julho, serão iniciados os programas de Formação Mulheres Empreendedoras e de Formação de Marketing Digital e, em setembro, ocorrerão jornadas de conhecimento a respeito de Black Friday e Natal e de Experiência de Compra do Cliente. Outra atividade do dia foi uma dinâmica para estimular a parceria entre os participantes do encontro.