terça-feira, julho 8, 2025
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R$ 120 milhões por ano: como a Smarkets ajudou empresas nacionais e internacionais a economizar mais de R$ 1,2 bilhão com inteligência nas compras

Tecnologia, colaboração e um novo olhar sobre o setor de compras são os pilares por trás da economia bilionária promovida pela empresa nos últimos dez anos

Há uma década, a empreendedora Mônica Granzo enxergou o que poucos viam: um setor de compras ineficiente, preso a processos manuais, lentos e onerosos. A partir dessa visão, surgiu a Smarkets — uma plataforma digital que não apenas modernizou o processo de compras B2B no Brasil, mas gerou um impacto financeiro expressivo. Desde 2014, a empresa já entregou mais de R$ 1,2 bilhão em economia para seus clientes, com uma média anual de R$ 120 milhões em redução de custos.

O diferencial da Smarkets está na união de tecnologia de ponta com um conceito poderoso: as compras colaborativas. Ao reunir diferentes empresas em uma mesma negociação, a plataforma permite que compradores acessem melhores condições, aproveitando o poder de escala que, antes, só grandes corporações tinham acesso. O resultado são preços mais competitivos, processos otimizados e decisões mais estratégicas.

“Minha inspiração veio do chão de fábrica — ou melhor, do setor de compras de um hospital. Percebi ali o quanto era possível fazer diferente e mais inteligente”, conta Mônica, que completa. “A Smarkets nasceu da vontade de simplificar e transformar. Queríamos devolver às empresas o tempo e o dinheiro desperdiçados com burocracia.”

Com uma taxa média de 18% de economia sobre os itens transacionados pela plataforma, a Smarkets já movimentou mais de R$ 7 bilhões em compras. Empresas como Gerdau, Bradesco, Nestlé e Unimed integram a lista de clientes que apostam nessa nova forma de comprar. “Criamos uma plataforma que fosse capaz de estar em qualquer indústria, pensamos em uma tecnologia que fosse mutável, adaptável, segura e que consolidasse todos os desafios que o setor enfrenta em um só lugar”, explica Granzo.

A tecnologia é protagonista nessa transformação. A plataforma da Smarkets utiliza inteligência artificial e machine learning para automatizar etapas, sugerir preços e integrar-se aos sistemas de gestão (ERP) dos clientes. O foco é eliminar retrabalho, aumentar a transparência e garantir compliance em todas as negociações. “Não vendemos apenas economia. Entregamos eficiência, controle e governança. Nosso compromisso vai além de cortar custos: queremos que nossos clientes comprem melhor e durmam tranquilos”, reforça a CEO.

Agora a empresa mira voos mais altos, para se tornar o maior marketplace B2B do país. “Estamos consolidados como empresa e com um time robusto, principalmente de tecnologia para ampliarmos ainda mais nossas soluções e as discussões no setor de compras. Queremos ser referência e como pioneiros, abrir portas para um outro olhar dos CEO’s para um setor que é de extrema importância”, finaliza Mônica Granzo, CEO da Smarkets. 

Sobre a Smarkets
Fundada em 2014, a Smarkets é uma empresa brasileira especializada em soluções para gestão inteligente de compras B2B. Combinando tecnologia proprietária, dados e um ecossistema de mais de XX fornecedores qualificados, a companhia oferece uma jornada digital completa, desde a requisição até a negociação final.

A plataforma garante até 90% de redução no SLA de atendimento às requisições, promovendo economia, agilidade e visibilidade para empresas de todos os setores. Em uma década de atuação, consolidou-se como referência em compras colaborativas, com uma proposta centrada em valor compartilhado e inovação contínua.

Para mais informações, acesse www.smarkets.com.br.

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