sábado, dezembro 21, 2024
HomeSegmentoNegóciosFrasle Mobility inaugura caldeira sustentável com uso de biomassa em parque fabril...

Frasle Mobility inaugura caldeira sustentável com uso de biomassa em parque fabril do Rio Grande do Sul

Iniciativa é responsável por diminuir a emissão de gases do efeito estufa da operação em Caxias do Sul, o que representa a redução de 60% de suas emissões próprias e metade da ambição da sua controladora Randoncorp

A Frasle Mobility, multinacional brasileira referência na oferta de soluções, produtos e serviços para montadoras e para o mercado de autopeças de reposição independente, avança na execução da Ambição ESG que possui juntamente com sua controladora Randoncorp, que contempla dentre outros, o compromisso de reduzir 40% das emissões de gases de efeito estufa do grupo até 2030.

Neste dia 11 de dezembro, foi realizada a inauguração oficial da nova caldeira no parque fabril da empresa em Caxias do Sul (RS), com a presença das lideranças da companhia e autoridades da região. Esse movimento é um marco importante pela contribuição significativa de 60% de redução da emissão de gases do efeito estufa da Frasle Mobility, que representa metade da ambição estipulada pela Randoncorp neste compromisso de sustentabilidade.

Batizado de Caldeira Verde, o projeto consiste na substituição do uso do gás natural por biomassa na geração do vapor que é necessário no processo de prensagem das pastilhas e lonas de freios, componentes que são manufaturados em Caxias do Sul. Desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, a obra teve um investimento de R$ 17 milhões.

“A Caldeira Verde exemplifica a nossa jornada de cuidado com o planeta, e com as pessoas. Mas vai além disso: é um legado para a comunidade na área ambiental. A iniciativa nos orgulha muito, pois é um modelo para a indústria no controle da emissão de carbono, e foi desenvolvido por uma multinacional gaúcha. A preocupação com a sustentabilidade sempre esteve na base da nossa atuação como empresa e é pilar fundamental do nosso negócio. Aliamos a utilização de insumos mais sustentáveis, como a biomassa, em processos produtivos modernos, com automação e controles aprimorados”, salienta o EVP International, COO da Frasle Mobility e líder corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp, Anderson Pontalti.

Com essa transformação numa etapa do processo fabril, substituindo o gás natural por biomassa formada por cavacos de madeira de reciclagem e reflorestamento, deixam de ser emitidas cerca de 10 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Isso equivaleria, por exemplo, ao mesmo que é despejado na atmosfera por aproximadamente 260 mil botijões de gás doméstico, do modelo P13.

“Desenvolver soluções seguras e sustentáveis para a mobilidade é o que nos guia na construção do futuro que desejamos para o mundo e nas ações que colocamos em prática no dia a dia. É uma atitude que respeita um legado de vanguarda em produtos mais amigáveis ao meio ambiente, como a fabricação de componentes para freio sem amianto ou cobre, e que ganha cada vez mais velocidade, com projetos como a caldeira verde e com a preocupação pela descarbonização dos produtos que desenvolvemos”, reforça o Presidente e CEO da Frasle Mobility e CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

“É um investimento que reafirma o nosso compromisso em alcançar as ambições ESG com as quais nos comprometemos, como a redução em 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, além de acelerar o cumprimento dessa meta de forma considerável”, complementa o Presidente da Randoncorp, Daniel Randon.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments