Comércio caxiense mostra sinais de recuperação e cresce 7% em abril

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, divulgado nesta terça-feira (15), também mostrou aumento de 14,5% na comparação com o mesmo período de 2020

Após sucessivas quedas, o comércio caxiense mostra sinais de recuperação e cresce 7,07% em abril em comparação a março.

O incremento é ainda maior em relação ao mesmo mês do ano anterior, com índice de 14,5% de crescimento. O desempenho econômico do município foi divulgado pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa on-line junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), nesta terça-feira (15). O levantamento é realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias e demonstra, pelo quarto mês consecutivo, aumento no número de empregos e crescimento no desempenho da maioria dos segmentos do varejo caxiense.

O assessor de economia e estatística da entidade, Mosár Leandro Ness, reitera que a avaliação dos resultados econômicos de abril é importante, pois é o primeiro comparativo direto entre períodos de 2020 e 2021 atingidos pelos efeitos da pandemia.

O economista lembra que o crescimento registrado deve ser relativizado em função do desempenho negativo de março, quando o comércio ficou fechado por três semanas.

“Ainda não alcançamos os resultados que pretendíamos, pois são evidentes os efeitos da pandemia e das restrições impostas para tentar controlar o avanço da doença.

Mesmo assim, já é possível verificar melhoras nos comparativos mensais e nos acumulados de 12 meses e do ano.

É importante ressaltar que a retomada que vinha sendo ensaiada já mostra uma tração expressiva, com maior oferta de empregos e avanço na vacinação”, destaca.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, voltou a defender a manutenção do funcionamento das atividades econômicas de forma responsável.

Cervieri mostrou otimismo com os meses seguintes devido ao resultado observado nas datas comemorativas de maio e junho, com o Dia das Mães e dos Namorados, com índices acima da expectativa dos próprios comerciantes.

“Observamos uma retomada nas vendas em abril que deve ter sequência nos próximos meses.

Nas pesquisas de intenção de compras da CDL Caxias do Sul temos percebido um clima melhor entre os comerciantes, impulsionados pela continuidade do funcionamento do comércio e dos serviços.

É claro que para que isso ocorra precisamos continuar nos cuidando, adotando todas as medidas de controle da pandemia e também cobrando dos governos para que não tenhamos mais restrições à atividade econômica. É o que sempre defendemos: saúde e economia precisam andar juntas”, reforça.

Crescimento nos diferentes ramos         

O mês de abril foi de aumento nas vendas tanto no ramo duro como no ramo mole.

No ramo duro, por exemplo, a variação entre abril e março de 2021 registrou um aumento de 10,79%, com desempenho positivo em quase todos os setores: Eletrodomésticos, Móveis e Bazar, com 57,49%; Implementos Agrícolas, com 18,20%; Óticas, Joalherias e Relojoarias, com 11,10%;

Materiais Elétricos, com 6,96%; Material de Construção, com 6,03%; e Automóveis, Caminhões e Autopeças novos, com 5,75%. Apenas o segmento de Informática e Telefonia registrou queda, de -8,86%.

No ramo mole, a variação entre abril e março de 2021 foi de 7,07%, contra -5,15% do mês anterior.

O desempenho ficou positivo para os segmentos de Vestuário, Calçados e Tecidos, com 18,10%; Livraria, Papelaria e Brinquedos, com 5,60%; e Farmácias, com 5,04%. O desempenho negativo foi registrado no segmento de Produtos Químicos, com -40,04%.

O volume de consultas ao sistema CDL/SPC foi estável em abril.

O número de inadimplentes também se mostrou praticamente estável no período (redução de 0,09% em relação ao mês de março).

Já na comparação com abril de 2020, a queda de devedores foi de -7,12%.

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias