Inovação e futuro da indústria do RS são destaque no Simecs Transforma

Sindicato promoveu evento online com empresários do setor e governo do Estado no Dia da Indústria

 

A inovação na indústria e o futuro do setor no Rio Grande do Sul nortearam as palestras do Simecs Transforma, evento online promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, nesta terça-feira (25), Dia da Indústria. Empresários e representantes do governo do Estado fizeram uma análise do panorama da indústria e dos desafios do mercado.

Para o presidente do Simecs, Paulo Antônio Spanholi, a iniciativa é uma mostra da postura estratégica e protagonista do Sindicato, que amplia o debate sobre temas como transformação digital, novos modelos de negócios e tecnologias exponenciais, que despertam um olhar mais atento dos associados em relação às inovações do setor. “O novo cenário econômico global, as inovações cada vez mais aceleradas, a preocupação com a escassez e aumento do preço de importantes insumos, como o aço, além das questões envolvendo o Custo Brasil são alguns dos desafios vividos pela nossa indústria”, afirmou Spanholi, na abertura do evento.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi otimista em relação ao incentivo do governo para promover a indústria. Na palestra “Perspectivas do RS com olhar para a Indústria”, ele apresentou iniciativas para uma agenda de impacto no desenvolvimento estadual. “Essa agenda é fundamental por criar oportunidade de novos investimentos e se sustenta nas ações que desenvolvemos, como ajuste e responsabilidade fiscal do Estado, menos burocracias, melhorias da infraestrutura em parceria com o setor privado, privatizações, redução da máquina pública, entre outras medidas”, detalhou.

No painel Diálogo Empresarial, o presidente do Conselho de Administração Tramontina, Clovis Tramontina, o CEO das Empresas Randon e presidente do Conselho do Transforma RS, Daniel Randon, e o presidente do Conselho de Administração Marcopolo, Mauro Bellini, falaram sobre o futuro do setor metalmecânico.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, falou das iniciativas do governo em relação à indústria e ao futuro da inovação do setor no Rio Grande do Sul no painel Diálogo Inovação. No mesmo debate, o palestrante e co-fundador da plataforma AAA, Arthur Igreja, resgatou conceitos e as tendências globais de inovação e transformação cultural e o impacto desses movimentos no setor industrial. O Simecs Transforma contou com o apoio do Sebrae e patrocínio de Sicredi e Fátima Saúde.

Mérito Metalúrgico

 

Jovem Empreendedor Industrial e Projeto Inovador. Essas são as duas novas categorias do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, tradicional reconhecimento concedido pelo Simecs. Essa novidade foi apresentada durante o evento desta terça-feira.

A categoria Jovem Empreendedor Industrial é destinada a dirigentes de empresas com idade entre 18 a 35 anos, que sejam os principais executivos em suas organizações, seja por sucessão ou não. Já a categoria Projeto Inovador busca reconhecer iniciativas de micro, pequenas e médias empresas que investem em cases de inovação para pessoas, produtos, processos ou serviços. Os interessados já podem se inscrever no site da entidade: www.simecs.com.br.

O Mérito Metalúrgico Gigia Bandera seguirá reconhecendo três personalidades do meio industrial por suas trajetórias e visões estratégicas em defesa da livre iniciativa. A 27ª edição do prêmio ocorrerá no mês de novembro de 2021.

SAIBA MAIS:

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e região – Simecs tem sede na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e abrangência de outros 16 municípios. Representa mais de 3.300 empresas e atua como agente propulsor no fortalecimento da indústria e na busca pelo aumento de competitividade do setor. Conheça mais em www.simecs.com.br.

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias