Sindicatos do Plástico do RS promovem capacitação voltada a Parlamentares

A importância da educação para reciclagem dos materiais está entre os temas centrais do setor plástico gaúcho em 2021. Por isso, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Braskem e sindicatos do setor vão realizar ao longo de 2021 os ciclos de capacitação “Plástico e Políticas Públicas: alternativas & soluções”.

A iniciativa é voltada a vereadores e assessores parlamentares de diferentes regiões do RS. A ideia é debater, refletir, e, principalmente, esclarecer questões técnicas sobre aspectos econômicos, ambientais e culturais da utilização do plástico na sociedade. Serão nove edições ao longo de 2021.

A próxima edição ocorre na quinta-feira, dia 13 de maio, às 14h, para representantes da Região da Serra. A transmissão será pelo Canal do YouTube do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), que conjuntamente com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Simplavi), é o parceiro para essa edição. Nesse link, é possível ativar um lembrete para o dia da live: https://youtu.be/0FDeQwiil8k.

“Este evento de capacitação para o setor público, assim como todas as outras ações que envolvam a sociedade, são de extrema necessidade para garantirmos um futuro sustentável. As futuras gerações vão consumir muitos recursos, necessários para terem qualidade de vida e, para isso, precisamos aprender e evoluir muito neste sentido, envolvendo todas as pessoas em uma nova cultura de consumo responsável”, comenta o Vice-Presidente do Simplás, Eugênio Antônio Misturini.

Ele destaca que “a cadeia de transformação vem se mobilizando mundialmente para inserir novas tecnologias para reciclar e respeitar o meio ambiente. Mas também precisamos de políticas bem implementadas, educação, fiscalização e controles em todos os níveis da sociedade e da cadeia produtiva para que, juntos, possamos alcançar os objetivos”.

O presidente do Simplavi, Ivanio Ângelo Arioli, reforça o posicionamento. “Além da sociedade como um todo, precisamos ampliar esse debate junto ao meio político, que inclui vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais. Eventos como esse contribuem para elevar a visão de todos em relação ao uso do plástico e seus benefícios em prol da sociedade. Nesse momento de pandemia, por exemplo, o material é essencial para as tele-entregas e na área da saúde”, afirma.

A primeira edição do “Plástico e Políticas Públicas” ocorreu em 8 de abril para representantes da Região Metropolitana. “Precisamos conscientizar as pessoas e mudar suas crenças. E isso se faz com educação e compartilhamento de informação e conhecimento. O plástico é reciclável, só precisamos aprender a dar o destino correto a ele”, ressalta o presidente do Sinplast, Gerson Haas. Ele traz exemplos de ações que já vem sendo realizadas por grandes empresas – como a reutilização dos plásticos recolhidos em rios para a criação de novos produtos.

Assessoria de Comunicação Simplás

Sindicato das Industrias de Material Plastico do Nordeste Gaucho

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, B. Jardim América, Caxias do Sul – RS

CEP: 95050-520  –  Fone: (54) 3013.8484 –  (54) 99688.9037 – Whatts (54) 99615.8687

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e cadastre-se para receber nossas novidades

Endereço:
Rua Jose Bisol, 1086, Bairro Lourdes 95072-280 Caxias do Sul, RS

Telefone:
(54) 9983.9372

Email:
atendimento@cq7.com.br

Últimas notícias