O programa

O Programa Carlos Quadros Empresarial é um programa de TV com foco na área empresarial.

Sua preocupação sempre foi destacar a figura do empresário e a sua importância na comunidade. Notou-se que ele é uma figura discriminada e que a mídia como um todo tende a não divulgá-lo positivamente, acreditando que  sem o empresário  e  suas empresas o mercado seria menos importante e social, e que o empresario é protagonista do desenvolvimento de Caxias do Sul,  da região, do estado e do país.


Tudo começou com o apresentador do Programa, o senhor Carlos Quadros, que na época presidia a MICROEMPA (Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul), que através de suas ações em entidades de classe, iniciou um trabalho na Rádio São Francisco AM.

Nesse programa de rádio, ele começou a falar dos empresários e suas ações.

O apresentador queria destacar as ações positivas e ajudar os  empresários a buscarem informação e se tornarem mais competitivos no mercado.

Em seu programa  os empresários  falavam de seus negócios e suas experiências.

Informava-os sobre legislação trabalhista, tributação, tecnologias, enfim, informação para auxiliar  no desenvolvimento de seus negócios.


Na época o programa chamava-se Portal de Negócios.

Com o passar do tempo o programa foi ganhando popularidade e muitos empresários passaram a participar do programa.

Com freqüência o programa recebia diretores de entidades de classe, presidentes de associações, federações, parlamentares, entre outros.

Acreditava-se que com informação os empreendedores estariam mais preparados para enfrentar o mercado competitivo que estava a sua frente e eles aderiram ao projeto.


Em outubro/1998, o apresentador Carlos Quadros pensou que poderia expandir seu trabalho se pudesse ter o mesmo programa na TV. Seria um desafio diferente, mas decidiu aventurar-se.

Procurou o canal de TV fechada, através do canal 20 NET, da cidade de Caxias do Sul e uma produtora de vídeos, iniciando uma nova empreitada.

O primeiro programa teve duração de 1:00h e contou com os entrevistados: João Claudio Pante (presidente do Simecs) e Nelço Tesser (presidente CIC Caxias).


Permaceu  nesse formato de entrevistas em estúdio, durante 4 anos. A pedidos dos empresários, a atuação do então Mega Portal de Negócios expandiu para cobertura de eventos externos.

Em 2007, o programa tomou o nome de seu apresentador e criador e virou: Carlos Quadros & Mercado.

Hoje o programa chama-se Carlos Quadros Empresarial permanece com os mesmos objetivos do primeiro programa de rádio.


Ele visa fomentar os negócios e desenvolver a comunidade empresarial como um todo.

Levando informação, tecnologias e novidades do mercado empreendedor.


Carlos Quadros Empresarial conta com os espaços:

Eventos Empresariais, que são coberturas dos mais diversos eventos, sejam eles feiras nacionais ou internacionais, inaugurações, lançamentos de produtos, ampliações, premiações, certificação, etc.


Bancada Empresarial, que é a origem do programa, onde empresários podem falar de suas empresas em um espaço aberto.


Reunião Almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, que é onde todas as segundas-feiras é feita a cobertura do evento, sempre com assuntos diversos e de interesse dos empresários e comunidade.


Moda e Comportamento, que é um quadro apresentado por Natália Quadros, que trata de assuntos relacionados ao varejo, desfiles, lançamentos de coleções, eventos da área de responsabilidade social, etc.


In Company, quadro que mostra as empresas por dentro, os processos produtivos, novas tecnologias, produtos , mercados....

E tem um enfoque no balanço social, principalmente nos benefícios que as empresas oferecem além do salário.

É um espaço com depoimentos dos funcionários, gerentes de recursos humanos, diretores , mostrando o quanto as empresas fazem pelo seu capital humano.