Notícias

Simplás apresentará plano de educação ambiental na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

14 de junho de 2017

 

 
Presidente Jaime Lorandi abordará projeto de economia circular e coalizão mundial por reciclagem, nesta quarta-feira (14)
 
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) apresentará na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a partir das 8h30 desta quarta-feira (14), um plano de educação ambiental pronto para implantação e o projeto de uma coalizão internacional pela reciclagem que já é de conhecimento de associações industriais e petroquímicas do continente e da Europa.
 O convite para o pronunciamento do presidente da entidade, Jaime Lorandi, partiu do vereador Gustavo Toigo (PDT).
A explanação abrange projetos do sindicato voltados à conscientização e educação dos próprios consumidores quanto à destinação correta de resíduos sólidos pós-consumo.
Tanto a partir do vínculo com crianças em idade escolar, e as respectivas famílias, quanto na busca por um discurso harmônico entre grandes corporações e instituições de escala mundial.
“O Simplás está desenvolvendo o projeto Plástico do Bem, que vai engajar estudantes, familiares e professores do sistema público de ensino fundamental de municípios da região para aprender sobre o reaproveitamento de materiais, pôr este conhecimento em prática nas próprias casas, e ainda gerar uma importante renda extra para as escolas.
Tudo a partir da educação para reciclagem”, revela Lorandi.
A partir de uma abordagem iniciada junto ao Vaticano, o Simplás também busca um entendimento consolidado entre os principais agentes do setor plástico e petroquímico de todo planeta em torno de responsabilidades e soluções ambientais.
 As articulações por um posicionamento educativo mundial para destinação correta dos resíduos pós-consumo para reciclagem já envolvem associações de transformadores de toda América Latina, de fabricantes de máquinas da Europa e a própria Braskem, a maior petroquímica das Américas.
“O principal é a educação. É um bom momento para discutirmos a inclusão de educação ambiental e reciclagem nos currículos escolares. Educar as próximas gerações para a economia circular, que é a noção de responsabilidade sobre tudo que se consumo, até o fim do ciclo de uso de cada produto e o início do próximo, com o reaproveitamento dos materiais.
 Primeiro, precisamos criar entre a população novos hábitos de destinação de resíduos para reciclagem. Depois é que vêm as leis”, afirma Lorandi.
 
Sobre o Simplás
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) representa mais de 400 empresas de transformação que geram cerca de 9,5 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real), com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Em um raio de 50 quilômetros, a área de abrangência do Simplás apresenta a maior concentração de indústrias de transformação de plástico do Brasil.
 
--
Gabriel de Aguiar Izidoro 
Jornalista - MTE 11.590
(54) 991.18.3877
(54) 996.81.3877
(54) 3222.1516
imprensa@simplas.com.br
voltar


SAC

CNPA Comunicação e Eventos

Rua Garibaldi, 165 - Pio X - Caxias do Sul RS
CEP 95080-190
Fone: (54) 3535.7070