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SIMECS - EMPRESAS ESCLARECEM DÚVIDAS SOBRE ESOCIAL

11 de setembro de 2017

Contando com a participação de empresários, profissionais e representantes de escritórios contábeis, o SIMECS lotou o seu auditório durante a realização do evento: “Entendendo o eSocial”. A apresentação esteve a cargo de Alexsandra Basso - Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil; Chefe da Divisão de Fiscalização Substituta. Também prestigiou o evento o Delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Nilson Sommavilla Primo. Conforme Alexsandra, o  eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. O documento irá substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações que geram um trabalho hercúleo ao Departamento Pessoal, de RH e de Segurança no Trabalho de qualquer escritório ou empresa. O eSocial foi instituído em 2014 com o intuito de consolidar os bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal. Ele também visa revolucionar a maneira que as empresas repassam as informações relacionadas ao vínculo trabalhista e à vida laboral de seus colaboradores, terceirizados e demais sujeitos em condições análogas. A rotina de entregas dessa obrigação acessória será iniciada com o Evento Inicial “o Arquivão”. Ele irá conter todos os cadastros e as tabelas (horários, cargos e salários) de todos os funcionários ativos de cada empresa, preenchendo o banco montado pela Receita Federal do Brasil. Após esse primeiro envio, a rotina mensal será acrescida dos eventos tempestivos. Ou seja, aqueles que ocorrem com o andamento rotineiro da vida laboral dos trabalhadores e afins de cada empresa.

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