Notícias

Documentário sobre a Festa da Uva será exibido na Sala de Cinema Ulysses Geremia

16 de fevereiro de 2016
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura, promove durante a Festa da Uva 2016 exibições do documentário "Festa da Uva 80 anos - A Celebração de uma Identidade". O longa-metragem, dirigido por Airton Soares, resgata o passado desde a primeira edição do evento, apresenta o presente e antecipa o futuro da tradicional celebração, da cidade e do povo de Caxias do Sul. 
 
A produção terá sessão especial no dia 24 de fevereiro, às 20h, com a participação da equipe do filme e convidados, e duas outras exibições nos dias 27 e 28 de fevereiro, às 18h. Todas as sessões são gratuitas. 
 
O filme documentário, de cerca de 80 minutos, apresenta como a Festa da Uva de Caxias do Sul surgiu, como se desenvolveu, os fatos mais importantes, as figuras proeminentes, as influências sociais, econômicas, políticas e culturais e quais acontecimentos contribuíram e formaram uma das maiores festas populares do Brasil, e como tudo isso influencia diretamente na Caxias do Sul de hoje, e quais são as perspectivas para o amanhã. A produção dirigida por Airton Soares, da CDI Filmes, de Porto Alegre, traz mais de 30 depoimentos que reconstroem os principais aspectos com relação a festa mais tradicional de Caxias do Sul.
 
Por meio de imagens inéditas, de fotografias, de depoimentos, de poesias e do registro histórico da Festa da Uva, o filme apresenta um povo em franca expansão e crescimento, uma região construída com muito trabalho, com muita dedicação e inovação e que, hoje, faz parte do cenário mundial. O filme também conta a saga de um povo que abriu mão de sua terra e de suas raízes para construir uma nova terra chamada Brasil, a trajetória e valores éticos e humanos que criaram a sua História, a evolução cultural, a composição étnica, as pessoas, os trabalhadores e visionários que acreditaram em seus sonhos e no potencial da terra e das pessoas que ali se estabeleceram.
 
 
Sessões do filme "FESTA DA UVA 80 ANOS - A CELEBRAÇÃO DE UMA IDENTIDADE"
 
Datas: 24 de fevereiro, às 20h, sessão especial com equipe e 27 e 28 de fevereiro, às 18h   
 
Ingressos: Entrada franca
 
Classificação: Livre
 
Trailer do filme: youtu.be/Pldi0Ds1-Ec
 
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia
Centro de Cultura Ordovás | Luiz Antunes, 312
 
voltar


SAC

CNPA Comunicação e Eventos

Rua Garibaldi, 165 - Pio X - Caxias do Sul RS
CEP 95080-190
Fone: (54) 3535.7070