Notícias

Caxias divulga pesquisa e lança cartilha sobre saúde mental

22 de novembro de 2016
O Sindicato dos Professores de Caxias do Sul, em conjunto com outros sindicatos e a FeteeSul, promoveu uma pesquisa para avaliar a saúde mental dos professores do ensino privado gaúcho e a percepção docente sobre como o contexto de trabalho está relacionado à saúde ou ao risco de adoecimento mental.
 
No dia 24 de novembro, às 18h30min, no anfiteatro da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, será realizada a apresentação da pesquisa e o lançamento da cartilha: “Saúde/adoecimento mental dos professores da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul – como avaliar e cuidar”, resultado do estudo.
 
A pesquisa iniciou em 2015 e foi desenvolvida pela professora doutora Janine Kieling Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Segundo ela, a ideia da análise surgiu após a avaliação dos dados do Ministério da Previdência Social e do INSS sobre as razões do afastamento de trabalho dos professores. “A maioria das licenças são por motivos de saúde mental, como episódios depressivos ou depressão de fato. Isso nos motivou a entender mais profundamente o que acontece com esses professores”, explica.
 
Conforme a coordenadora de comunicação do Sinpro/Caxias, Olga Neri de Campos Lima, a ideia foi a de buscar "não apenas as razões do adoecimento, mas as formas de promover a saúde mental". Os dados da pesquisa servirão de base para a elaboração de políticas públicas e ações específicas das entidades que trabalham na valorização docente, buscando a melhoria nas condições de trabalho. A cartilha direcionada aos professores é uma intervenção direta para uxiliar na busca por uma melhor qualidade de vida.
 
Janine Kieling Monteiro estará presente no evento - ela é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Psicologia (1991), mestrado em Psicologia (1995) e doutorado em Psicologia (2000) pela UFRGS. Atualmente, é professora na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Psicologia na Unisinos, onde coordena o LABORClínica - Laboratório de Psicologia Clínica do Trabalho. Também é professora colaboradora no Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos. Desenvolve pesquisas relacionadas a temática saúde/adoecimento mental e trabalho, sofrimento psíquico e desemprego. Publicou 40 artigos completos em periódicos científicos, 15 capítulos de livro e mais um livro completo. Recebeu o mérito Pesquisador Destaque 2016 da Unisinos, pela produção científica qualificada na área em que atua.
 
S E R V I Ç O
 
O quê?
Apresentação de pesquisa e lançamento da cartilha: “Saúde/adoecimento mental dos professores da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul – como avaliar e cuidar”.
Com a presença da pesquisadora da Unisinos Janine Kieling Monteiro.
 
Quando?
Na quinta-feira, dia 24 de novembro, às 18h30min.
 
Onde?
No anfiteatro da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul.
 
Para quem?
Evento aberto à comunidade e gratuito.
 
 
Rose Brogliato – MTB 11004/RS
Assessoria de Comunicação do Sinpro/Caxias
(54) 8133.9930 - (54) 3028.7479
voltar


SAC

CNPA Comunicação e Eventos

Rua Garibaldi, 165 - Pio X - Caxias do Sul RS
CEP 95080-190
Fone: (54) 3535.7070