Notícias

12ª La Prima Vendemmia: Aventura, rota histórica e belas paisagens aguardam os visitantes

21 de janeiro de 2016
"Aromas, lembranças e sabores" é o tema da 12ª La Prima Vendemmia, que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2016, no Centro de Esporte e Lazer do município, localizado no centro da cidade. Quem quiser visitar a cidade nos dias da festa poderá aproveitar para participar dos passeios que permitem o contato com a cultura local, colher e provar as uvas sob os parreirais e, até mesmo, um farto café colonial. Três opções de passeios são oferecidas com animação típica de atores e atrizes e acompanhamento das embaixatrizes da festa. Durante todo o trajeto, o turista recebe informações e passa a conhecer mais sobre a história da cidade, o cultivo da uva e curiosidades sobre as paisagens da cidade. 
 
A "Rota histórica da colonização" é um momento de resgate das raízes da região em que o visitante vai ter a oportunidade de explorar um antigo moinho e uma ferraria, que ainda estão em funcionamento, e uma casa histórica com a exposição do maior acervo do Município. A visita ao antigo moinho é guiada pelo proprietário, que faz uma demonstração aos participantes.
 
Na ferraria, será possível conhecer o acervo de ferramentas antigas usadas pelos imigrantes italianos. Em uma casa ambientada como nos tempos da colonização, objetos e móveis, como rádios, ferros de passar e camas contextualizam o cotidiano da época. Distante a 6 Km da cidade de Nova Roma do Sul, na propriedade de Alberto Peliciolli, está o maior acervo da história da colonização do município desde 1888. Na chegada, o visitante é convidado conhecer o moinho, movido por uma pequena hidrelétrica das proximidades, que até hoje é utilizado para fabricar a farinha para a polenta e descascar arroz. Após, se deslocará até a praça da linha Castro Alves para contemplar a Igreja Nossa Senhora do Carmo construída, em 1945. Também ali se encontra preservada uma igrejinha de madeira de 110 anos com o mobiliário original, um dos primeiros santuários do município. Ao lado da praça da cidade, o turista poderá visitar a residência da família Peliciolli com uma exposição completa do acervo da imigração italiana e uma ferraria com objetos e utensílios utilizados pela família desde o início do século passado. Participar do passeio na “Rota da Colonização” é voltar ao tempo, desde o final de 1800 e reviver a importante história de trabalho e fé dos antepassados. No final dos passeios, são oferecidos saborosos produtos coloniais: pão, salame, copa, queijo biscoitos, chimias, uva, vinho e suco, com a hospitalidade e manifestações culturais que fizeram e ainda fazem parte dos descendentes dos imigrantes.
 
Na Rota "Uva, vinho e aventura", será realizado um passeio até o Eco Parque Cia. Aventura. A 7 km da cidade de Nova Roma do Sul, na Linha Paranaguá, o visitante é acolhido para vivenciar o contato com a natureza. Na breve caminhada pelo parque, é possível entrar em contato com animais exóticos e deliciar-se com o farto café colonial em um local privilegiado com vista para o Vale do Rio das Antas e em meio às atividades de aventura. Além de saborear uvas e os produtos coloniais, o turista vai poder superar limites e se aventurar com os esportes oferecidos. Ali, pode conhecer ou praticar atividades como tirolesa, rapel, Bungee Jumping, arvorismo, entre outros desafios, mas o custo não está incluído no passeio.
 
Na Rota "Vinhos nos Vales da Prata", a visita será em uma vinícola, localizada nas encostas do Rio da Prata em uma imersão no mundo dos vinhos. Na Capela Nossa Senhora da Salete, a 4 km do centro da cidade de Nova Roma do Sul, o visitante vai conhecer a Vinícola De Bastiani e saborear a uva, vinhos, sucos e espumantes premiados e reconhecidos em toda região junto a um porão de pedra envolto por peças utilizadas antigamente na fabricação do vinho pelos avós dos atuais proprietários. De carretão, irá até o mirante dos Vales da Prata, admirando a paisagem onde estão várias grutas que serviam de esconderijo do lendário bandoleiro “Paco”, fugitivo mais procurado de 1920 ao início dos anos 1930. Do alto do morro, descortina-se o vale profundo, o rio, a ferrovia e a mais bela ferradura da região, em uma das curvas do Rio da Prata.
 
 
Serviço
 
Para participar dos passeios, o investimento é de R$ 15,00, incluindo degustação de uvas e café colonial. Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou por agendamento pelo e-mail turismo@novaromadosul.rs.gov.br. Todos os passeios vão sair da Rua do Parque, no Centro de Esporte e Lazer, no sábado e no domingo da festa para grupos de até 15 pessoas. Cada passeio será de, aproximadamente, duas horas.
 
A La Prima Vendemmia é uma realização da Prefeitura de Nova Roma do Sul. Localizado a 28 km de Antônio Prado, 48 km de Farroupilha, 23 km de Flores da Cunha e 150 km de Porto Alegre, 64 km de Caxias do Sul, o município possui, aproximadamente, 3.500 habitantes.
 
 
Programação
 
22 de janeiro
18h30min       Abertura Oficial
19h30min       Atividades com equipes da gincana
20h30min       Jantar por adesão – Bifes na chapa
 
23 de janeiro
10h30min       Apresentação de balé infantil
14h30min       Atividades com equipes da gincana
15h30min       Apresentação/aula de Zumba
17h30min       Show com a banda Junkbox
 
Filó
20 horas         Entrada Típica
20h30min       Atividades com equipes da gincana
22 horas         Apresentação Humorística com Edgar Maróstica
23 horas         Apresentação do Ragazzi dei Monti
 
24 de janeiro
13 horas         Apresentação Campo e Gaita
14h30min       Desfile da Gincana
15 horas         Apresentação Fervo de Gaitas
16 horas         Apresentação compasso musical
16 horas         Circuito Final da Gincana
19 horas         Show com Reijow
21 horas         Show com Gabriel Valim
 
 
3ª FEIRA AGROINDUSTRIAL E DE NEGÓCIOS
 
De 23 a 24 de janeiro
Abertura às 09 horas
Fechamento às 18 horas
Exposição de Produtos e Serviços, Agroindústrias, Artesanato,  Uvas e Frutas
 
 
PASSEIOS TURÍSTICOS:
 
Rota Uva Vinho e Aventura
 
Colheita e degustação de uvas, visita ao Eco Parque Cia Aventura e Café Colonial
 
Rota histórica da Colonização
 
Colheita e degustação de uvas, visita ao museu, construções históricas e Café Colonial
 
Rota dos Vinhos nos Vales da Prata
 
Colheita e degustação de uvas, visita a vinícola com degustação, passeio de trator e Café Colonial
 
 
Horários de saídas dias 23 e 24/01
 
10h30min às 11h30min
13h30min às 15h30min
15h30min às 17 horas
17h30min às 19 horas
 
 
GASTRONOMIA
 
Praça de Alimentação com Gastronomia Típica da Imigração Italiana
23 e 24/01 - das 11h30min às 13h30min
 
Almoço típico no Salão Paroquial
24/01, às 11h30min
 
 
Vale a pena conferir também:
 
Dias 23 e 24/01, das 13 horas às 18 horas 
 
 - Faça sua foto antiga
- Visite o Museu da Vendemmia
- Conheça o Boteco antigo
- Saboreie as uvas distribuídas no evento 
 
 
11ª La Prima Vendemmia
 
Na última edição, em 2014, aproximadamente sete mil pessoas prestigiaram os três dias de festa. O dado mostrou a superação em 115% de visitas já no primeiro dia e 250% em relação à edição anterior. O evento desempenhou importante papel para o fomento à cadeia produtiva do município e para a economia local, promovendo a valorização do trabalho na agricultura e artesanato.
voltar


SAC

CNPA Comunicação e Eventos

Rua Garibaldi, 165 - Pio X - Caxias do Sul RS
CEP 95080-190
Fone: (54) 3535.7070